quinta-feira, 21 de maio de 2015

João Lustoza

Encontro Regional de Catequese: Iniciação à Vida Cristã

Uma vez por ano acontece o Encontro Regional de Catequese, objetivando reunir as oito dioceses do Piauí para que juntas possam fazer as avaliações de suas caminhadas, estudarem materiais importantes para a formação, e traçarem planos, dentro de uma programação com datas fixas. Este ano os participantes vão ter como referência o livro Itinerário Catequético. A publicação apresenta orientações importantes para a Pastoral Bíblico-Catequética, trazendo subsídios para todas as dioceses do Brasil, criando assim uma abertura para a implantação desse novo modelo catequético pelas comunidades.
Este ano a Diocese de Parnaíba está recebendo pessoas de seis das oito dioceses piauienses, ausentes apenas as de Floriano e Bom Jesus. O Encontro Regional de Catequese, está acontecendo no Centro de Treinamento Sagrada Família, entre os dias 21 e 24 de maio de 2015. No primeiro dia realizou-se a Celebração Eucarística, presidida por Dom Eduardo Zielski, Bispo Referencial Regional para Catequese, que recebeu uma homenagem pelos seus 15 anos de Ordenação Episcopal (2000-2015). A liturgia ficou sob responsabilidade da diocese de Oeiras. No mesmo dia, Padre João Paulo Moreira, que recentemente concluiu seu Mestrado em Catequese pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma, tomou posse como Coordenador Regional de Catequese.

‘‘Gostaria de destacar o quanto esse momento é importante para todas as dioceses do nosso Estado. Chegaram aqui pessoas vindas de seis das oito dioceses, e o que nos alegra muito é poder observar a quantidade significante de participantes e a satisfação estampada no rosto de cada um, não só pela oportunidade do aprendizado e do contato com os demais, mas pela bela organização que a Diocese de Parnaíba proporcionou para todos. Os participantes foram muito bem recebidos e não nos faltou material e a assistência quando precisamos. Parabéns a todos os envolvidos direta e indiretamente neste belo encontro. ’’ Destacou Pe. João Paulo.
O novo coordenador regional também falou sobre a relação das dioceses com o regional, e de como o livro Itinerário Catequético pode fazer a diferença na caminhada dentro da catequese: ‘‘ Cada diocese tem sua peculiaridade, toma suas decisões e traça suas metas. A coordenação regional se faz presente quando trata de apontar o melhor caminho a ser seguido, então cada uma das oito dioceses adequa as orientações às suas diferentes realidades, mas sempre buscando uma boa sintonia para melhores resultados. O Encontro Regional ganha importância nesse sentido, de aproximar as dioceses. Esse ano os participantes vão estudar sobre uma nova forma de fazer catequese, valorizando a leitura orante, e adontando a forma de ser dos discípulos de Jesus, atuando assim como companheiros de seus catequizandos, fazendo a iniciação à vida cristã, (que é o tema desse ano) acompanhando-os e inserindo-os como pessoas de bem na vida em comunidade. ’’
O encontro tem como assessor Pe. Décio José Walker, da Comissão Episcopal para Animação Bíblico-Catequética, que na tarde do dia 21 de maio recebeu com muita alegria a equipe da Pascom da Diocese de Parnaíba, concedendo uma entrevista, onde fala sobre o evento, os objetivos e a importância do livro Itinerário Catequético.

Confira a entrevista com pe. Décio Walker



Via PasCom da Diocese de Parnaíba

João Lustoza

Sobre João Lustoza -

Sobre o Autor.

Subscribe to this Blog via Email :